Essa pregação é sobre a glória de Jesus sem precisar de bens materiais.

Nascimento de Jesus: Lc 2:7  “e ela deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.”

Manjedoura = local onde se coloca alimento para animais.

Quando nosso filho vai nascer, procuramos um hospital, mas para Jesus, não havia lugar em uma hospedaria. Compramos um berço para nosso filho, mas Jesus foi colocado em uma manjedoura, que não era dele, era emprestada.

Sua assistência também foi emprestada: Lc 8:3 “e Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, Suzana e muitas outras, as quais lhe prestavam assistência com os seus bens.”

Durante o seu ministério, Jesus era sustentado, recebia assistência, não tinha sustento próprio.

Em Mt 8:20, um escriba disse que iria segui-lo em qualquer lugar. Escriba = mestre, escrivão da lei.

 “Mas Jesus lhe respondeu: As raposas têm seus covis, e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.”

Mc 11:2-3: “e disse-lhes: Ide à aldeia que aí está diante de vós e, logo ao entrar, achareis preso um jumentinho, o qual ainda ninguém montou; desprendei-o e trazei-o. Se alguém vos perguntar: Por que fazeis isso? Respondei: O Senhor precisa dele e logo o mandará de volta para aqui.”

Para entrar em Jerusalém Jesus usou um jumento emprestado também.

Mc 3:9 “Então, recomendou a seus discípulos que sempre lhe tivessem pronto um barquinho, por causa da multidão, a fim de não o comprimirem.”

Como Jesus curava muita gente, sempre havia uma multidão à sua volta, então pedia um barquinho, emprestado, para falar à multidão.

Mc 14:13-15 “Então, enviou dois dos seus discípulos, dizendo-lhes: Ide à cidade, e vos sairá ao encontro um homem trazendo um cântaro de água; segui-o e dizei ao dono da casa onde ele entrar que o Mestre pergunta: Onde é o meu aposento no qual hei de comer a Páscoa com os meus discípulos? E ele vos mostrará um espaçoso cenáculo mobiliado e pronto; ali fazei os preparativos.”

A última ceia foi em um cenáculo (salão) emprestado, Jesus não tinha casa.

Mc 15:25 “Era a hora terceira quando o crucificaram.”

Mc 15:46 “Este, baixando o corpo da cruz, envolveu-o em um lençol que comprara e o depositou em um túmulo que tinha sido aberto numa rocha; e rolou uma pedra para a entrada do túmulo.”

Foi sepultado em um túmulo emprestado por José de Arimatéia.

O nosso salvador tem grande valor, mas quando passou pela Terra não viveu como um rei milionário mostrando riqueza material. Teve uma vida humilde. E nós, quanto temos de um coração humilde como o de Jesus?

Por Mauro Fraga

Veja também: