app evangélicoInfelizmente existem poucos aplicativos (apps) cristãos de qualidade. Com exceção dos apps de leitura bíblica, os aplicativos de qualidade criados para o público gospel costumam ser úteis apenas para os pastores, e são caros.

Mas um novo aplicativo está sendo desenvolvido nesse ano de 2017, com uma proposta de engajamento muito interessante.

O objetivo principal do app é facilitar a mobilização e a organização de obras sociais, eventos e trabalhos da igreja como um todo.

Será muito fácil criar, compartilhar, suprir ou participar de mutirões, necessidades, grupos, células, etc. da igreja.

Como funciona?

Nesse aplicativo, você pode cadastrar sua igreja e enviar um convite para que os membros se vinculem. A pessoa que criou o perfil da igreja fica responsável por aceitar/validar as solicitações de vínculo, e pode também atribuir outros administradores.

Dessa forma, você tem o registro de todas as pessoas que fazem parte de sua igreja, e pode colocar comunicados e informações para que todos vejam:

cadastrar igreja

Grupos dentro do aplicativo

Todos os usuários podem criar grupos e adicionar pessoas, como se fosse um Whatsapp. Dessa forma, fica fácil de compartilhar necessidades e informações:

grupos de cristaos

O problema atual no compartilhamento de necessidades

Imagine a seguinte situação: uma família teve sua casa alagada por um temporal e precisa de 4 colchões, 4 travesseiros, 6 lençóis e 1 fogão. Você teve a ideia de ajudar essa família, mas sozinho não vai conseguir fazer tudo, então enviou mensagem para outros irmãos ajudarem.

Provavelmente hoje você faria isso em um aplicativo de mensagens como o Whatsapp, mas o problema é que quando você envia mensagens para pessoas e grupos, estes também compartilham a mensagem para outros; enquanto isso, algumas pessoas no meio do caminho decidem colaborar com alguma coisa, mas é difícil de saber aquilo que já foi suprido e o que ainda falta, afinal não há um controle centralizado da informação.

Tem pessoas que receberam a mensagem e se dispuseram a colaborar com um lençol, mas não era mais necessário doar lençóis, o que faltava era 1 colchão e 2 travesseiros. Uma pessoa tinha um fogão para doação e queria saber se ainda era necessário ou se já haviam conseguido um fogão. Para descobrir tudo isso, não tem outra forma além de ficar trocando mensagens paralelas. Nesse caso, o que costuma acontecer é muita confusão, ineficiência e retrabalhos.

A solução para o compartilhamento de necessidades

Para resolver esse problema, esse aplicativo gospel permite que você crie a necessidade, informe os itens que são necessários, por exemplo:

cadastrando itens informando detalhes

E depois compartilhe para pessoas e grupos.

Essas pessoas e grupos também podem compartilhar a mensagem a diante, mas a grande diferença aqui é que todos podem acompanhar em tempo real aquilo que já foi suprido e o que ainda falta, pois as necessidades possuem rastreabilidade.

Ou seja, imagine que você criou essa necessidade e compartilhou para o grupo da sua família. Sua mãe marcou a opção dizendo que vai doar um colchão de solteiro. Seu primo não vai doar nada, mas compartilhou a mensagem para seu grupo de amigos. Quando esse grupo de amigos receber a mensagem, eles já vão ver que a necessidade pede 2 colchões de solteiro, mas que uma pessoa já se comprometeu em doar 1, então falta apenas 1 colchão de solteiro.

Mesmo que essa necessidade seja compartilhada por centenas de pessoas, todas estarão vendo em tempo real a mesma necessidade, então sempre que alguém no meio do caminho atender algum item, todos ficarão sabendo. E quando a necessidade for totalmente suprida, ela sai de circulação automaticamente.

Em cada necessidade também há um chat centralizado, onde é possível fazer perguntas e tirar dúvidas diretamente com o criador da necessidade.

Caso seja preciso editar alguma coisa, o criador da necessidade pode fazer isso a qualquer momento, e todos também acompanham em tempo real as atualizações.

O problema da duplicidade de conteúdo

Quem não cansa de receber a mesma mensagem no Whatsapp de diversos grupos diferentes? Aqui, isso nunca vai acontecer, pois o aplicativo identifica as necessidades que você já visualizou, então mesmo que uma pessoa de outro grupo que você faz parte compartilhe uma necessidade que você já viu anteriormente em um primeiro grupo, você não irá receber uma notificação novamente, pois o aplicativo sabe que aquele mensagem não é novidade para você.

Eventos

Já comentamos aqui que você pode criar necessidades dos mais variados tipos. Um jantar, por exemplo, pode precisar de diferentes pratos de comida, pessoas para colaborar na organização com funções específicas, tudo isso é fácil de informar no momento da criação da necessidade. Talvez você queira criar um pedido de oração, ou cadastrar um contato de evangelismo, tudo isso é possível e facilitado:

necessidades gospel

Mas além disso, nesse aplicativo você também pode criar e gerenciar eventos! Ou seja, você pode criar um evento informando a data, o local, o número de vagas disponíveis (se houver limite) e compartilhar a mensagem a diante. À medida que as pessoas forem confirmando presença, a contabilização também ocorre em tempo real para todos.

Mesmo eventos grandes com milhares de pessoas podem ser gerenciados com facilidade por esse aplicativo.

Opções de compartilhamento

Uma coisa bem legal é a opção de escolher quem pode compartilhar e atender uma necessidade:

  • Apenas eu posso compartilhar: nessa opção, todas as pessoas que receberem a necessidade ou o evento poderão atender, mas ninguém poderá compartilhar a diante.
  • Apenas irmãos da minha congregação: nessa opção, as pessoas que receberam sua necessidade criada poderão atender e compartilhar, mas apenas quem faz parte de sua igreja irá poder visualizar, atender e compartilhar. Ou seja, o pedido poderá circular apenas dentro da sua igreja, entre pessoas que fazem parte da sua igreja.
  • Todos os irmãos: nessa opção, qualquer pessoa que possui o aplicativo pode visualizar, atender e compartilhar sua necessidade ou evento criado.

opções de compartilhamento

Explorar novas oportunidades

No menu de necessidades, existem 3 abas, onde você pode acompanhar:

  • aba engajadas: aquilo que você já se comprometeu a fazer ou participar;
  • aba recebidas: necessidades que você recebeu de pessoas ou grupos (compartilhados com você);
  • aba explorar: opção de explorar oportunidades, ou seja, você pode pesquisar e encontrar necessidades ou eventos que estão acontecendo na sua igreja ou na sua cidade mesmo que você não tenha recebido diretamente.

lista de necessidades

Recursos exclusivos para líderes

Os pastores e líderes de uma igreja têm alguns recursos exclusivos, como por exemplo, enviar uma necessidade para todos os membros da sua igreja ao mesmo tempo usando filtros. Imagine que um líder criou um evento chamado “retiro de adolescentes de 12-17 anos”, ele pode fazer um filtro e enviar esse evento para todas as pessoas que possuem idade entre 12 e 17 anos.

Boas novas

Você já encontrou algum aplicativo que mostrasse somente boas notícias? Aqui, todas as necessidades que já foram supridas são divulgadas no menu boas novas, servindo como inspiração para os irmãos.

Nesse menu também é possível cadastrar testemunhos de coisas que Deus fez na sua vida ou algo que você presenciou, para dar glórias a Deus.

Classificados com público cristão

O aplicativo também tem um menu de classificados onde você pode encontrar prestadores de serviço cristãos da sua igreja ou de sua cidade.

Além disso, esse classificados também serve para quem quer vender ou trocar algum bem, como um sofá, uma mesa, um carro, uma casa, etc. É um ambiente de confiança cristão onde pessoas da sua igreja vão poder anunciar itens e bens entre si.

Quem pode utilizar o aplicativo?

Não há restrições de idade, qualquer pessoa pode utilizar o aplicativo, desde que aceite os termos de fé informando que acredita em Deus, que Jesus Cristo é o único caminho, e no Espírito Santo. Pois esse aplicativo é para cristãos somente.

É aplicativo gratuito e 100% voltado para o corpo de Cristo. Pedimos que você ore por esse projeto. Ore para que esse aplicativo possa abençoar vidas, cooperar com a igreja e, principalmente, para que Deus seja glorificado em tudo.

Por que dEle, por meio dEle e para Ele são todas as coisas.” (Rm 11:36)

Para saber mais detalhes sobre como usar o aplicativo e ficar por dentro do lançamento oficial (previsto para dezembro/2017), por favor envie um e-mail para: sitepregacaocrista@gmail.com

Obs: o aplicativo estará disponível nas versões para Android e IOS.

Deus abençoe você!