Em Mt 6:24-34 está escrito:

deus como prioridade“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a DEUS e às riquezas. Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?

Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves? Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado (= centímetros) ao curso da sua vida? E porque andais ansiosos quanto ao vestuário?

Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Ora, se DEUS veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé? Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.”

No versículo 24 Jesus adverte que não se pode servir dois senhores, mas especifica quem são: DEUS, riquezas. Posso pensar que por não ser rico, não tenho riquezas, mas se avaliar os meus “bens”, aquilo que possuo, aquilo que planejo possuir, então descubro várias coisas que tem um valor especial para mim.

O meu problema é o tempo que eu dedico a essas coisas, o meu trabalho para conquistá-las, pois enquanto gasto tempo com aquilo que me agrada, DEUS o SENHOR  precioso, é colocado em segundo plano, deixa de ocupar o primeiro lugar.

No versículo 25, JESUS diz para não andarmos ansiosos, preocupados com comida, bebida, roupas. No versículo 26, nos manda observar as aves e fala em DEUS como um PAI. “… vosso Pai celeste as sustenta…”

No versículo 32  JESUS declara que os gentios, aqueles que não conhecem a DEUS, é que procuram todas estas coisas; ELE diz que nosso Pai celeste sabe que necessitamos de todas elas. É como cantamos: “ a cada manhã …”

Nós não somos como os gentios, nós devemos buscar em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça. É o que JESUS ensina no verso 33 e todas estas coisas nos serão acrescentadas.

Buscar o seu reino e a sua justiça em primeiro lugar é buscar o SENHOR em primeiro lugar.

Mt 22 : 37-40 também diz:

“ … Amarás o Senhor, teu DEUS, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os Profetas.”

DEUS, nosso PAI, nos quer bem próximos DELE e estaremos assim obedecendo a sua palavra.

Se fossemos desafiados agora a escrever, rapidamente:

Eu honro ao SENHOR porque amo ao meu marido agindo assim, assim e assim.

Eu honro ao SENHOR porque amo a minha esposa agindo assim, assim e assim.

Eu honro ao SENHOR porque obedeço e considero meus pais assim, assim e assim. Etc., etc.

Que experimentemos a presença de DEUS conforme a palavra do livro de Crônicas. 2CR 16 : 9

“ Porque, quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele; …”

Por Mauro Fraga

Veja também: