A primeira responsabilidade de um homem santo é gerar homens santos. O pai deve investir sua vida, a todo custo, para criar seus filhos de maneira que eles cheguem aos 17 ou 18 anos e possam assumir o título de homem.

O namoro no mundo é uma brincadeira, recreação. Qual é o objetivo de se iniciar um relacionamento se não para casar?

Se não tenho condições de assumir a responsabilidade de ter uma esposa, não devo iniciar um relacionamento. Se meu pai ou minha mãe ainda pagam as minhas contas, não tenho condições de iniciar um relacionamento, portanto não devo pensar nisso.

A palavra de Deus não é para meninos, é para homens. Gn 2:24

Na bíblia não existe a ideia de um menino, debaixo do teto de seus pais, se alimentando da mesa deles, sustentado por eles, sair e se “divertir” com alguém de sexo oposto. A Bíblia diz que para estar junto com alguém você deve deixar pai e mãe.

No ensino médio, os colegas dos nossos filhos não estão conversando sobre como crescer e se tornar um homem de verdade, cuidar de si mesmo e após encontrar uma esposa; estão todos brincando com playstations e coisas assim. Depois eles saem do colégio e vão para universidade e o mesmo espírito permanece: “vamos pra festa, vamos andar por aí com nossos amigos, vamos nos divertir”.

Alguns, quando saem da universidade continuam: “ótimo, agora eu tenho dinheiro, posso comprar mais playstations, posso comprar brinquedos mais caros”.

Se você não direcionar seu filho para as coisas de Deus, o mundo, através de revistas, TV, Youtube, colegas, vai direcioná-lo para o mal.

Os meninos devem desenvolver sua masculinidade e as meninas sua feminilidade, mas isso não vai acontecer se ficarem o tempo todo apenas em diversões.

Houve o tempo em que os homens eram respeitados por colocar comida na mesa. Agora isto não é suficiente, você deve colocar dois carrões na garagem. Muitos homens e mulheres estão trabalhando, não para colocar comida na mesa, mas para comprar todos os brinquedos que a sociedade compra, enquanto as crianças são esquecidas.

Sua obrigação não é dar às crianças tudo o que você nunca teve, pois as coisas que você nunca teve fizeram você o homem que é hoje. Não devemos dar as nossas crianças tudo o que não tivemos, devemos dar a elas nós mesmos, um pai, um líder.

Gn 3:19 “No suor do teu rosto comerás o teu pão. . .”

Não merecemos uma vida fácil, devemos acordar cedo, ir trabalhar, voltar para casa, e, então nosso real trabalho começa. Temos uma esposa em casa para cuidar, que precisa de muito mais do que apenas comida. Temos crianças que precisam ser discipuladas. Depois, desabamos na cama, para acordar no dia seguinte e fazer tudo de novo.

Esta é a razão pela qual a mulher deve cuidar da casa e viver para seu marido, pois a vida dele é viver para sua família.

Nossa cultura prega que devemos ter uma vida fácil, mas, quando a queda aconteceu, no jardim, a vida fácil foi embora.

Não podemos praticar esportes ou descansar? Podemos, mas não tanto quanto gostaríamos, ou tanto como meus amigos que não são casados ou não tem filhos. Existem fases diferentes em nossas vidas.

Onde está o teu coração? A verdadeira alegria está em assumir a responsabilidade proposta por Deus de prover sua família, mas não apenas de coisas materiais, pois isso é apenas uma pequena parte da provisão.

Por Mauro Fraga

Veja também: