Nesse estudo sobre batalha espiritual, iremos falar de alguns princípios:

1) Nossa luta não é contra a carne e sangue

Ef 6:12 “porque a nossa luta não é contra  o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.”

2) O inimigo de Deus é nosso inimigo

Gn 3:1 “Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o SENHOR DEUS tinha feito, disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?” sagaz = astuto = enganador.

batalha espiritualO que alguém ganha enganando o outro? Isto é egoísmo, se preocupar com seus próprios interesses; minha luta não é contra minha esposa, contra meu marido, contra meu filho, contra meu pai, contra meu patrão; minha luta é espiritual, contra os dominadores deste mundo tenebroso! Forças espirituais do mal! Assim como a serpente foi usada pelo diabo, aquele que não tem revelação do amor de Deus também é. Deus criou o homem, criou a mulher, criou a serpente e a fez sagaz, enganadora. Eu te pergunto: tu nunca enganaste ninguém? Pois é, Deus também colocou astúcia em nós, portanto estamos sujeitos a influência do diabo, assim como a serpente; precisamos nos arrepender constantemente, pois é tão fácil nos acharmos melhores do que os outros! Mt 7:3 “Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu?” É fácil apontar, difícil é reconhecer o próprio pecado!

3) A luta é constante, não cessa, pois o inimigo anda a nossa volta

1ª Pe5:8 “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar” O que eu fiz para ser provado? Eu te pergunto: o que Adão e Eva fizeram para serem provados? Deus nos fez semelhantes a Ele, nos dá a oportunidade de escolher entre a vida e a morte; comer da árvore da vida é buscar a Deus. Comer da árvore do conhecimento do bem e do mal é a morte! Qual é a minha escolha? Quem está me ensinando a viver? De quem eu dependo? A quem eu busco quando estou desesperado? A quem eu busco quando estou com dúvida? O diabo estragou a primeira família, mas ele não fez isso sem o consentimento de Adão e Eva.

4) Somos guerreiros de Deus

1 Cr12:22 “Porque, naquele tempo, dia após dia, vinham a Davi para o ajudar, até que se fez um grande exército, como exército de Deus.” O exército de Deus não é um exército de um homem só! Davi tinha o coração em Deus e Deus, através da fé de Davi, do coração que Davi tinha em buscar ao SENHOR, formou um grande exército. Onde está o teu coração? Está em Deus ou está em outra pessoa? Consegues ver Deus, através da tua vida formando outros guerreiros?

5) Temos armas para a guerra

Ef 6:11;13-17 “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis. Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça. Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz; embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus

  • a) vestir a verdade como um cinturão (a palavra é minha cinta);
  • b) a justiça é meu colete (justiça de Deus, não o que eu acho que é justo);
  • c) o evangelho da paz é o meu calçado (Jesus é a resposta, Deus sabe o que é melhor pra nós);
  • d) a fé é meu escudo, minha proteção contra os ataques do inimigo;
  • e) a salvação é meu capacete, me arrependi de uma vida sem Deus, fui transformado em uma nova pessoa, nenhuma acusação pode penetrar em minha mente;
  • f) a Palavra de Deus é a minha arma; a espada é uma arma de ataque, com ela vou atacar o inimigo!

6) A vitória é certa

Dt 20:4 “pois o SENHOR, vosso Deus, é quem vai convosco a pelejar por vós contra os vossos inimigos, para vos salvar.

Dt 10:17 “Pois o SENHOR, vosso Deus, é o Deus dos deuses e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e temível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita suborno;”

Textos de Batalha Espiritual que devo memorizar!

1 Pe 5:8 ”Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar

Ef 6:13-17 “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis. Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça. Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz; embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.”

Rm 12:1-2 “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”

Fp 4:13 “tudo posso naquele que me fortalece.”

Mt 19:26 “Jesus, fitando neles o olhar, disse-lhes: Isto é impossível aos homens, mas para Deus tudo é possível.”

Jo 14:12-15 “Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai. E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei. Se me amais, guardareis os meus mandamentos.”

Ef 6:12 “porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.

Sl 34:18 “Perto está o SENHOR dos que tem o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido.”

Sl 27:14 “Espera pelo SENHOR, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo SENHOR.”

Jo 16:33 “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.”

Lc 10:19 “Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causará dano.”

Mc 16:17 “Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome, expelirão demônios…

2 Co 10:5 “e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo

Tg 1:5 “Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida.”

Por Mauro Fraga

Ir para: Lista de Estudos Bíblicos

Confira também: