Geazi era o servo do profeta Eliseu. Ele era o responsável por ajudar Eliseu em tudo o que o profeta fazia. Porém, em vez de aprender com o profeta e tentar ser um servo de Deus, humilde e simples, Geazi tinha um coração problemático.

No episódio sobre a cura de Naamã, Geazi demonstra seu coração maligno. Em vez de se alegrar com mais um milagre feito pelo Senhor por meio de Eliseu, Geazi enxerga uma oportunidade de tirar vantagem sobre a situação.

Naamã havia ficado tão feliz de ter sido curado da lepra que, num ato de ingenuidade, ofereceu um presente para o profeta Eliseu. Mas Eliseu, sabiamente, não aceitou o presente, afinal ele compreendia que o milagre havia sido feito por Deus e não por ele. Ele não poderia levar os créditos ou receber alguma recompensa por um milagre cujo poder veio totalmente de Deus.

Naamã insistiu muito, mas vendo que Eliseu na aceitaria de jeito nenhum, ele se despediu e foi embora, disposto a seguir o mesmo Deus de Eliseu.

Geazi, sem nenhum temor, vai atrás de Naamã para se aproveitar da situação e tentar tirar algum lucro. Afinal, se ele pedisse algo para Naamã em nome de Eliseu, com certeza Naamã daria o que fosse preciso.

Geazi pede então 35 ciclos de prata e duas mudas de roupas finas, dizendo que foi Eliseu que pediu. Essa mentira grave com pretexto de lucrar em cima de um milagre de Deus custaria muito caro para Geazi.

Chegando à casa de Eliseu, o profeta pergunta para Geazi onde ele esteve esse tempo todo. Geazi mente novamente dizendo que não foi a lugar nenhum. Além de desonesto, mentiroso e ganancioso, Geazi ainda foi iludido em achar que Eliseu não descobriria seu pecado. Como homem de Deus, Eliseu tinha revelação, entendimento e sabedoria, certamente esse pecado não passaria em branco. Deus iria revelar.

Geazi mostrou que, além da sua atitude deplorável, ele não conhecia o trabalho de Eliseu, nem acreditava muito no que estava sendo realizado, pois se ele tivesse um mínimo de temor e fé no poder de Deus que se manifestava por meio de Eliseu, ele saberia que um pecado desses seria rapidamente manifestado.

Depois de ouvir a mentira de Geazi, Eliseu pergunta por que ele cometeu tamanho pecado, e então a lepra de Naamã passa para Geazi.

Veja também a história completa de Eliseu.