Se você estiver querendo saber a história completa de Jacó, clique aqui.

jaco e labaoQuando Raquel concebeu seu primeiro filho, Jacó procurou Labão e lhe pediu:

– Deixa eu retornar a minha terra com tudo que é meu, porque todo esse tempo te servi.

– Fica Jacó, porque Deus me abençoou por amor de ti! Diga-me quanto você quer ganhar de salário e eu te pagarei.

Nada me darás. Se me fizeres isto, tornarei a apascentar e a guardar o teu rebanho; Passarei hoje por todo o teu rebanho, separando dele todos os salpicados e malhados, e todos os morenos entre os cordeiros, e os malhados e salpicados entre as cabras; e isto será o meu salário. Assim testificará por mim a minha justiça no dia de amanhã, quando vieres e o meu salário estiver diante de tua face; tudo o que não for salpicado e malhado entre as cabras e moreno entre os cordeiros, ser-me-á por furto. Gênesis 30:31,32

Jacó deu um jeito para que todas as ovelhas que nascessem fortes fossem dele e as fracas de Labão. Assim, cresceu Jacó em rebanhos, filhos, servos e servas e se tornou grande.

A prosperidade de Jacó incomoda Labão

 Passado um tempo os filhos de Labão começaram a comentar que Jacó havia tomado tudo que era de seu pai. E chegando isso aos ouvidos de Labão ele começou a se aborrecer de Jacó e já o olhava torto.

Deus disse a Jacó:

– Volta para terra de teus pais, porque eu serei contigo.

Então Jacó chamou Lia e Raquel e relatou o que estava ouvindo de Deus e qual era o seu desejo. Então suas mulheres lhe disseram:

Não nos considera ele como estranhas? Pois vendeu-nos, e comeu de todo o nosso dinheiro. Porque toda a riqueza, que Deus tirou de nosso pai, é nossa e de nossos filhos; agora, pois, faze tudo o que Deus te mandou. Gênesis 31:15,16

Jacó pegou tudo que possuía: seus rebanhos, filhos e esposas e fugiu de Labão para terra de seus pais. Raquel, antes de sair, roubou os ídolos de seu pai.

Labão, quando ficou sabendo que Jacó havia fugido, saiu atrás dele e o alcançou na montanha de Gileade. Mas Deus advertiu Labão em sonho:

– Não fale nem bem nem mal a Jacó.

Quando Labão encontrou a Jacó ele disse:

Que fizeste, que me lograste e levaste as minhas filhas como cativas pela espada? Por que fugiste ocultamente, e lograste-me, e não me fizeste saber, para que eu te enviasse com alegria, e com cânticos, e com tamboril e com harpa? Poder havia em minha mão para vos fazer mal, mas o Deus de vosso pai me falou ontem à noite, dizendo: Guarda-te, que não fales com Jacó nem bem nem mal. E agora se querias ir embora, porquanto tinhas saudades de voltar à casa de teu pai, por que furtaste os meus deuses? Gênesis 31:26-29

Jacó respondeu:

– Tive medo que você não deixasse que suas filhas viessem comigo. Quanto aos seus deuses, aquele que for achado com eles deve ser morto (Jacó não sabia que Raquel havia roubado).

Labão e seus servos procuraram, mas não acharam os ídolos. Raquel havia escondido muito bem. Então Jacó ficou furioso e desabafou:

Tenho estado agora vinte anos na tua casa; catorze anos te servi por tuas duas filhas, e seis anos por teu rebanho; mas o meu salário tens mudado dez vezes. Estava eu assim: De dia me consumia o calor, e de noite a geada; e o meu sono fugiu dos meus olhos. Deus atendeu à minha aflição, e ao trabalho das minhas mãos, e repreendeu-te ontem à noite. Gênesis 31:42

Labão propôs que os dois fizessem uma aliança de respeito mútuo. E assim foi feito. Jacó ofereceu sacrifício e ergueu um monte de pedras, eles comeram o pão juntos e pela manhã Labão se despediu de suas filhas e partiu.

Veja também: história completa de Jacó.