Nesse artigo, iremos falar sobre a história de Josué segundo a Bíblia.

O nome de Josué

O nome inicial de Josué era Oséias (Nm 13:8) que significa salvação. A bíblia registra que Moisés trocou o seu nome para Josué que quer dizer “Iavé é a salvação” (Nm 13:16).

Josué um homem de guerra

josueJosué é sobretudo um homem de guerra. Ele é citado pela primeira vez no livro de Êxodo como comandante de uma batalha:

Moisés ordenou que Josué fosse o chefe de uma batalha, ele deveria escolher homens para lutar contra Amaleque. Enquanto acontecia a batalha, Moisés, Arão e Hur estavam no pico do monte e intercediam pelos israelitas. Enquanto Moisés estendia as mãos os israelitas venciam e quando abaixava o povo de Ameleque vencia. E aconteceu de tal forma que Arão e Hur apoiavam as mãos de Moisés para que elas ficassem sempre estendidas.

Josué servo de Moisés

Quando Moisés esteve no monte com Deus por 40 dias ele levou Josué junto consigo e lá recebeu as orientações sobre a construção do templo. (Êx 24:13)

Os espias

Josué, juntamente com outros 12 homens foi enviado por Moisés para espiar a terra de Canaã que era habitada por diversos povos.

Os espias voltaram extremamente desanimados dizendo que o povo era muito poderoso e a cidade, fortificada demais. Eles ficaram tão frustrados que chegaram a dizer:

Por que o Senhor nos traz a esta terra, para cairmos à espada, e para que nossas mulheres e nossas crianças sejam por presa? Não nos seria melhor voltarmos ao Egito? Números 14:3

Porém Josué e Calebe (um dos espias) não concordaram com a reação dos demais e falaram:

– A terra é boa demais! Nosso Deus é forte, e se ele se agradar de nós vai nos dar essa terra!

Todo o povo ficou muito zangado com as palavras de Josué e Calebe e rogaram para que fossem apedrejados. Contudo a glória de Deus apareceu e Ele falou primeiro com Moisés e depois a todo o povo:

O cadáveres de vocês cairão neste deserto. Os filhos de vocês serão pastores aqui durante quarenta anos, sofrendo pela infidelidade de vocês, até que o último cadáver de vocês seja destruído no deserto. Durante quarenta anos vocês sofrerão a conseqüência dos seus pecados e experimentarão a minha rejeição; cada ano corresponderá a cada um dos quarenta dias em que vocês observaram a terra’. Eu, o Senhor, falei, e certamente farei essas coisas a toda esta comunidade ímpia, que conspirou contra mim. Encontrarão o seu fim neste deserto; aqui morrerão. Salvo Calebe e Josué Números 14:32-35

O livro de Josué

O livro chamado Josué na Bíblia contém os seguintes acontecimentos:

Depois da morte de Moisés, Deus constitui Josué como líder do povo hebreu. As primeiras parte do livro são uma conversa onde Deus anima Josué a conquistar as terras:

Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.Josué 1:9

Josué avisou o povo para que se preparassem para entrar na terra que Deus iria lhes dar. E todo o povo obedecia e respeitava a liderança de Josué, como tinha sido com Moisés.

Raabe e os espiões

raabeJosué enviou dois espiões para observar a terra de Jericó, a cidade que ficava mais próxima a eles na terra de Canaã. Os homens entraram na cidade e ficaram na casa de uma prostituta chamada Raabe. O rei de Jericó ficou sabendo desse acontecimento e mandou Raaabe entregar os homens, porque sabia que eram espiões.

Raabe, ao invés disso, escondeu os dois e quando vieram os soldados do rei não conseguiram os encontrar. Raabe disse:

– Eles já foram embora!

Quando os soldados se retiraram, Raabe rogou aos espiões israelitas:

– Eu e o meu povo sabemos que o Deus de vocês irá dar essa terra para vocês, por isso estamos muito abatidos! Eu peço apenas que como eu usei de misericórdia para com vocês, vocês também usem de misericórdia para comigo e minha família. Vamos estabelecer um sinal, para que vocês não nos destruam com a cidade.

Os espiões concordaram e pediram que a mulher amarrasse um pedaço de fio vermelho na sua janela. Desse modo eles poupariam ela e sua família no dia da invasão.

Os dois homens voltaram para contar as novas para Josué e este quando recebeu as noticias disse:

“Sem dúvida o Senhor entregou a terra toda em nossas mãos; todos estão apavorados por nossa causa”. Josué 2:24

A travessia pelo Jordão

Josué conduziu todo o povo até as margens do rio Jordão. Os seus guardas deram orientação para que todo o povo seguisse a arca da aliança que era levada pelos sacerdotes e levitas a frente do povo.

Josué também ordenou que todos se santificassem porque um grande milagre estava para vir da parte de Deus.

No outro dia, o Senhor falou com Josué:

Hoje começarei a exaltá-lo à vista de todo o Israel, para que saibam que estarei com você como estive com Moisés. Quando os sacerdotes  chegarem às margens das águas do Jordão, ordena que parem junto ao ri. Josué 3:7

Josué fez tudo conforme Deus lhe dissera.

Os sacerdotes que carregavam a arca pararam em frente ao rio Jordão e todo o povo atrás deles. Assim que eles tocaram os pés na água a correnteza cessou e formou-se uma grande muralha de água e o rio se dividiu em dois.

Todo o povo atravessou em terra seca para Jericó. Os sacerdotes ficaram parados no meio do rio com a arca, enquanto todo o povo passava.

Depois que eles passaram pelo Jordão, Deus mandou que Josué escolhesse 12 homens, um representante de cada tribo. Para buscar uma pedra do local por onde passaram a seco. Os homens deveriam levar as pedras a outra margem do rio, no lugar em que fossem passar a noite.

Isso serviria como um sinal do milagre que tinha acontecido. Josué fez o que Deus disse e ainda levantou outras pedras no lugar em que os sacerdotes pisaram a seco.

Josué ao erigir esse monumento declarou ao povo:

— Quando no futuro os filhos perguntarem aos pais o que estas pedras querem dizer, 22vocês explicarão que o povo de Israel atravessou o rio Jordão em terra seca. 23O Senhor, o Deus de vocês, secou o Jordão para vocês atravessarem, assim como secou o mar Vermelho para nós passarmos. Josué 4:22-23

Todos os povos vizinhos quando ficaram sabendo que Deus havia aberto o rio Jordão para os israelitas temeram muito e ficaram angustiados.

A circuncisão é retomada

Nesse tempo Deus pediu para que Josué fizesse uma faca e circuncidasse todo o povo. Porque ninguém era circuncidado, apenas a primeira geração (os pais) que haviam saído do Egito há 40 anos atrás. Todo o povo foi circuncidado e depois descansaram até sarar.

Nessa época todos as pessoas de Israel celebravam a Páscoa, e no dia dessa celebração o Maná, a comida que Deus enviava do céu desde a saída do Egito, parou de cair.

Naquele mesmo ano os Israelitas iriam se alimentar dos frutos da terra prometida, Canaaã.

Um anjo aparece a Josué

Josué estava perto das terras de Jericó, até que chegou perto dele um homem com uma espada na mão. Ele perguntou:

– Você é um dos nossos? Ou é inimigo?

O homem respondeu:

Nem uma coisa nem outra, venho na qualidade de comandante do exército do ­Senhor. Josué se prostrou e tirou as sandálias dos pés e perguntou qual era a mensagem que ele trazia.

 A queda de Jericó

muralha de jerico caindoQuando os líderes de Jericó ficaram sabendo que o povo israelita estava em volta de sua cidade, ordenaram que ninguém mais saísse ou entrasse, o povo ficou trancado dentro de seus muros. Deus falou a Josué nesse tempo dando orientações sobre o que ele deveria fazer para conquistar Jericó:

– Vocês devem rodear a cidade por 6 dias. E no sétimo dia vocês rodearam a cidade mais uma vez. Os sacerdotes levaram as trombetas a frente do povo e nesse dia, ao soar das trombetas, todo o povo gritará e o muro da cidade irá cair.

Josué ainda os advertiu:

Não gritareis, nem fareis ouvir a vossa voz, nem sairá palavra alguma da vossa boca, até ao dia em que eu vos diga: gritai! Então, gritareis. Josué 6:10

O povo cumpriu tudo que Deus havia pedido por meio de Josué, e marcharam em torno de Jericó durante 6 dias.  E sucedeu que, na sétima vez, quando os sacerdotes tocavam as trombetas, disse Josué ao povo:

Gritai, porque o SENHOR vos entregou a cidade!  Porém a cidade será condenada, ela e tudo quanto nela houver; somente viverá Raabe, a prostituta, e todos os que estiverem com ela em casa, porquanto escondeu os mensageiros que enviamos. ( Josué 6:16)

Os israelitas invadiram a cidade e mataram a todos os homens, mulheres e crianças. Josué os orientou que não tocassem em nada que fora oferecidos aos deuses do povo de Jericó. E o povo fez isso, e a família de Raabe foi poupada.

No final da conquista Josué declarou:

Maldito diante do SENHOR seja o homem que se levantar e reedificar esta cidade de Jericó; com a perda do seu primogênito lhe porá os fundamentos e, à custa do mais novo, às portas.

A maldição e a derrota

Aconteceu que um dos israelitas não obedeceu a Josué e a ordem de Deus de não pegar as coisas sacrificadas aos ídolos. A ira de Deus se ascendeu contra os filhos de Israel.

E os homens de Josué foram espiar a terra de Ai que ficava próximo a eles. E quando voltaram disseram a Josué:

– É uma cidade muito pequena, não precisamos enviar todos os nossos homens. Só vamos nos cansar… Envie apenas alguns homens, com certeza iremos vencer a batalha.

Josué seguiu seu conselho e enviou 3 mil homens.

Os habitantes de Ai atacaram o exercício de Israel com fúria e os fizeram fugir. Foi uma grande derrota. Todo o povo de Israel ficou arrasado e Josué rasgou suas vestes (tradição da época que significava profunda tristeza) e clamou a Deus:

Ah! Senhor Deus! Por que, com efeito, fizeste passar a este povo o Jordão, para nos entregares nas mãos dos amorreus para nos fazerem perecer? Antes nos tivéssemos contentado em ficar além do Jordão! Ah, Senhor! Que direi? Pois Israel virou as costas diante dos inimigos!
Josué 7:7,8

Então Deus revelou a Josué que alguém dentro do povo tinha pego das coisas proibidas e tinha violado sua aliança. Também instruiu Josué a reunir cada família e a queimar aquele que havia feito essas coisas.

José seguiu a orientação de Deus e todas as famílias do povo foram reunidas, e uma a uma revistada. Quando um homem chamado Acã foi questionado, ele confessou:

quando vi entre os despojos uma bela capa feita na Babilônia, dois quilos e quatrocentos gramas de prata e uma barra de ouro de seiscentos gramas, eu os cobicei e me apossei deles. Estão escondidos no chão da minha tenda, com a prata por baixo. Josué 7:21

Assim que foi confirmado que Acã havia de fato roubado essas coisas todo o povo o levou até um vale, juntamente com sua família e com tudo o que possuía e os apedrejaram e queimaram tudo o que possuíam. Então a ira de Deus se aplacou. Sobre os restos de Acã e sua família ergueram um monte de pedras que está lá até hoje.

Josué invade Ai

Deus falou novamente com Josué lhe fortalecendo e dando ordens para que ele invadisse a cidade de Ai. Josué chamou 30 mil homens para ir a guerra e conquistar Ai. Depois de colocarem emboscadas os israelitas atacaram a cidade e por fim colocaram fogo em tudo.

O senhor disse a Josué:

Estende a lança que tens na tua mão, para Ai, porque a darei na tua mão. E Josué estendeu a lança, que estava na sua mão, para a cidade.
Josué 8:18

Enquanto Josué estava com a mão estendida os israelitas tiveram vitória.  O rei foi capturado e enforcado e todos os 12 mil moradores de Ai mortos.  No final dessas coisas, os israelitas fizeram oferendas e sacrifícios a Deus. Josué nesse dia leu toda a lei de Moisés para o povo.

Os habitantes de Gibeon e o acordo de paz

Confira os detalhes sobre Josué e os gibeonitas nesse artigo.

A velhice

Josué já era velho, e a terra de Canaã ainda não tinha sido completamente conquistada. Ainda faltavam as terras dos filisteus e Gesur. Das terras que haviam conquistado os israelitas dividiram entre si (nas doze tribos).

A petição de Calebe

Calebe, o único que havia sobrevivido da geração de Moisés (junto com Josué). Fez um pedido a Josué, quando já estava velho. Ele disse:

– Lembra como eu tive fé naquele dia em que espionei a terra. Por causa disso Moisés me prometeu um território para mim e para os meus filhos. Eu ainda tenho o mesmo vigor daquela época.

Agora, pois, dá-me este monte de que o Senhor falou aquele dia; pois naquele dia tu ouviste que estavam ali os anaquins, e grandes e fortes cidades. Porventura o Senhor será comigo, para os expulsar, como o Senhor disse. Josué 14:12

E Josué deu o monte a Calebe e o abençoou, o monte passou a se chamar Hebrom.

Divisão das terras

As terras conquistadas foram divididas entre as 12 tribos de Israel. Com exceção da tribo de Levi que era consagrada para servir ao santuário.

Cidade refúgio

Deus também pediu a Josué que separasse algumas cidades refúgio. Elas  serviriam para acolher o homicida contra o vingador do sangue, no caso onde o homicídio era causado por um acidente e não por intenção. Os anciões dessas cidades deveriam acolher o homicida e protege-lo caso o vingador o seguisse.

O altar que gerou polêmica

A tribo de Rubem, Gade e a meia tribo de Manassés  foi dada as terra que ficavam no ocidente, longe das outras tribos (Israel). Eles foram morar nessas terras e ficaram com receio de que as gerações vindouras, por não conviverem com Israel, dissessem “Que temos nós com esse Deus de Israel? Então resolveram construir um altar perto do Jordão, para lembrarem a seus filhos das maravilhas que Deus havia feito por eles.

Mas quando o restante de Israel ficou sabendo que essas tribos construíram um altar pensaram que eles estavam adorando a outros deuses e subiram para tomar satisfações:

– O que você estão fazendo? Querem atrair a maldição de Deus sobre nós?

As tribos responderam:

– Esse altar é para o Senhor nosso Deus. Fizemos esse altar para que  que, entre nós e vós, e entre as nossas gerações depois de nós, nos seja em testemunho, para podermos fazer o serviço do Senhor diante dele com os nossos holocaustos, e com os nossos sacrifícios, e com as nossas ofertas pacíficas; para que vossos filhos não digam amanhã a nossos filhos: Não tendes parte no Senhor. Josué 22:26,27

Essas palavras convenceram os israelitas e estes não falaram mais sobre guerrear contra eles.

A Despedida de Josué

Sendo Josué já velho chamou todo o povo de Israel e disse para todos que se esforçassem por amar e obedecer a Deus. Disse também que Deus lhes daria o restante das terras, se eles se mantivessem fiéis. Nesse mesmo dia todo o povo fez uma aliança de servir somente a Deus. E Josué colocou uma grande pedra no lugar em que eles fizeram a aliança para servir de lembrança:

E disse Josué a todo o povo: Eis que esta pedra nos será por testemunho, pois ela ouviu todas as palavras, que o Senhor nos tem falado; e também será testemunho contra vós, para que não mintais a vosso Deus.
Josué 24:27

A morte de Josué

Depois destas coisas, Josué faleceu com 110 anos e o sepultaram em suas terras. Durante o período em que Josué esteve vivo Israel serviu ao Senhor.

Confira outras histórias bíblicas.