josue e os gibeonitasA terra de Gibeon ficava perto de Ai, a cidade que tinha sido destruída por Israel. Quando os habitantes desta terra ficaram sabendo dessa destruição temeram muito e então arquitetaram um plano para serem preservados.

Enviaram um grupo para encontrar Josué e o povo, carregado de sacos velhos de alimentos e calçando sandálias gastas e rachadas. Esse grupo foi a Josué e disse:

– Viemos de uma terra muito distante e queremos que vocês façam um acordo conosco.

Os israelitas responderam:

– Mas como poderemos fazer um acordo com vocês? Talvez vocês sejam nossos vizinhos!

Eles afirmaram que haviam vindo de uma terra muito distante por causa da fama do Senhor. Eles ouviram tudo que ele tinha feito no Egito e vieram para encontrar os israelitas e fazer um acordo. Eles seriam seu servos e viveriam entre eles.

Os israelitas examinaram o que os homens haviam trazido, os pães e suprimento velhos e o desgaste das roupas, mas não consultaram a Deus. Eles fizeram um acorde de paz com eles, prometendo poupar-lhes a vida.

Três dias depois destas coisas, ficaram sabendo que os Gibeonitas eram seus vizinhos. Josué os procurou e disse:

– Por que vocês nos enganaram?

Eles responderam:

– Os seus servos ficaram sabendo como o Senhor, o seu Deus, ordenou que o seu servo Moisés lhes desse toda esta terra e que destruísse todos os seus habitantes da presença de vocês. Tivemos medo do que poderia acontecer conosco por causa de vocês. Por isso agimos assim.

Então Josué e os líderes do povo os forçaram a serem escravos carregadores de água e lenhadores, mas não quebraram a promessa que fizeram de poupar-lhes a vida.

O ataque aos Gibeonitas

Os povos da região de Israel atacaram a terra dos Gibeonitas e estes pediram ajuda para Israel. Josué consultou ao Senhor sobre a batalha e este o respondeu:

Não tenha medo desses reis; eu os entreguei nas suas mãos. Nenhum deles conseguirá resistir a você”
Josué 10:8

E o povo de Israel atacou os povos de surpresa e mataram a muitos. O Senhor também enviou do céu grandes pedras de granizo que mataram mais gente do que as espadas dos israelitas.

Neste dia Josué ordenou para o sol e para lua: Parem!

E eles se detiveram até que Israel terminou a batalha. O tempo parou por quase um dia inteiro.  Josué nesse período conquistou com a ajuda de Deus, toda a região. Devastando cidades sem deixar sobreviventes.

A tentativa de vingança dos povos vizinhos

Quando os povos que viviam perto das montanhas perto dali souberam dessas coisas ficaram muito irados e desceram com seus exércitos para atacar Israel. Milhares de pessoas como areia da praia.

Mas o Senhor disse a Josué:

Não tenha medo deles, porque amanhã a esta hora entregarei todos mortos a Israel. A você cabe cortar os tendões dos cavalos deles e queimar os seus carros”
Josué 11:6

Então os exércitos de Israel enfrentaram esses povos, durante muito tempo, mas obtiveram vitória.

Foi assim que Josué conquistou toda a terra, conforme o Senhor tinha dito a Moisés, e deu-a por herança a Israel, repartindo-a entre as suas tribos. E a terra teve descanso da guerra.
Josué 11:23

Confira a história completa de Josué.