a segunda vinda de cristo

  1. O que é a volta de Jesus? At 1.9-11 Para os salvos é um dia de grande alegria! É o momento em que Jesus vem buscar a Igreja, aqueles que esperam por Ele. João 14.2-3
  2. Como será a volta de Jesus?  At 1.9-11 Voltará do modo como o viram subir: nas nuvens. Lc 21.27; Mc 13.26;  Mt 24.30; 1 Ts 4.13-18;  5.1-6;  2 Ts 2.1-12; 1 Co.15.51,52
  3. Quantas vezes Jesus vai voltar, segundo os textos já lidos? A Palavra sempre cita A VOLTA e não as voltas. Então Ele voltará uma vez somente.
  4. Quem levará os salvos até Jesus? Mt 24.31; Mc.13.27. Os anjos enviados por Deus.
  5. A volta de Jesus é somente o arrebatamento? 1 Ts.4.13-17; Mt.16.27;  25.31-46; 2 Co 5.10. Não. A Palavra diz que haverá o arrebatamento, a ressurreição dos mortos e também alguns juízos de Deus.
  6. Que sinais mostrarão  a volta de Jesus? Nesses textos, há um grande número de sinais. Ler com atenção e comparar um texto com o outro. Mt.24.3-42;  Mc.13.3-30; Lc.21.7-28.
  7. Quando acontecerá? Mt.24.36-44; Mc.13.32 Quanto ao dia e hora ninguém sabe, mas podemos saber pelos tempos e acontecimentos que ocorrerão.  A geração que vir acontecer todos os sinais da volta de Jesus será aquela em que Jesus virá, pois Ele disse “…não passará essa geração sem que tudo isso aconteça”..
  8. Como nos preparar para a volta de Jesus? Mc.13.33.37. O que é vigiar? quer dizer observar, prestando atenção no que acontece ao redor. 1 Ts.5.23 O que é ser irrepreensível? Guardar o corpo, alma e espírito do pecado. Lc.21.34-36. O que é libertinagem? Abusar da liberdade fazendo coisas irresponsáveis. O que são as ansiedades da vida? Tudo que causa preocupação. Esses textos indicam como devemos esperar a volta de Jesus.
  9. Os salvos receberão recompensas pelo que fizeram por Jesus em sua vida? Mt. 16.27 Ap.22.12 “Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa, os insultarem, os perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês. Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a sua recompensa nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês. Mateus 5:11-12 Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo. Colossenses 3:23-24 O Soberano, o Senhor, vem com poder! Com seu braço forte ele governa. A sua recompensa com ele está, e seu galardão o acompanha. Isaías 40:10 “Eu sou o Senhor que sonda o coração e examina a mente, para recompensar a cada um de acordo com a sua conduta, de acordo com as suas obras.” Jeremias 17:10 Quem trata bem os pobres empresta ao Senhor, e ele o recompensará. Provérbios 19:17 O infortúnio persegue o pecador, mas a prosperidade é a recompensa do justo. Provérbios 13:21 Eu digo a verdade: Quem der um copo de água a vocês em meu nome, por vocês pertencerem a Cristo, de modo nenhum perderá a sua recompensa. Marcos 9:41 “Quando jejuarem, não mostrem uma aparência triste como os hipócritas, pois eles mudam a aparência do rosto a fim de que os outros vejam que eles estão jejuando. Eu digo verdadeiramente que eles já receberam sua plena recompensa. Ao jejuar, arrume o cabelo e lave o rosto, para que não pareça aos outros que você está jejuando, mas apenas a seu Pai, que vê em secreto. E seu Pai, que vê em secreto, o recompensará. Mateus 6:16-18. E, quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de ficar orando em pé nas sinagogas e nas esquinas, a fim de serem vistos pelos outros. Eu asseguro que eles já receberam sua plena recompensa. Mas, quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está em secreto. Então seu Pai, que vê em secreto, o recompensará. Mateus 6:5-6 “Tenham o cuidado de não praticar suas ‘obras de justiça’ diante dos outros para serem vistos por eles. Se fizerem isso, vocês não terão nenhuma recompensa do Pai celestial. “Portanto, quando você der esmola, não anuncie isso com trombetas, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, a fim de serem honrados pelos outros. Eu garanto que eles já receberam sua plena recompensa. Mas, quando você der esmola, que a sua mão esquerda não saiba o que está fazendo a direita, de forma que você preste a sua ajuda em segredo. E seu Pai, que vê o que é feito em segredo, o recompensará. Mateus 6:1-4
  10. Como essas recompensas serão dadas? 1 Co.3.8-15 As recompensas dependerão do que cada um fez. O texto compara com a construção de um edifício. Primeiro é colocado o alicerce que é a conversão a Jesus. Depois as paredes vão sendo levantadas. O tipo de material usado vai dizer se o edifício é bem construído ou não. Então, se a pessoa está sendo edificada com bom material (a Verdade da Palavra) ficará firme, mas se está sendo edificada com ensinos humanos, coisas que não tornam o salvo mais santo, a construção não ficará firme ou não dará bons frutos. Se o que alguém construiu permanecer, esse receberá recompensa.
  11. Se alguém foi salvo instantes antes de morrer, receberá alguma recompensa? 1 Coríntios 3.15 “Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento, perda (de recompensa); mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo”. O ladrão que foi crucificado com Jesus se converteu instantes antes de morrer e não fez obra alguma por Jesus, então não terá recompensa por obras, mas está salvo.
  12. Quando os salvos receberão as recompensas? Mt.16.27 Pois o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos, e então recompensará a cada um de acordo com o que tenha feito. Mateus 16:27 Romanos 14:10-12 diz: “Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo… De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.” II Coríntios 5:10 nos diz: “Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.” Então, os salvos vão comparecer num tribunal para serem julgados por suas obras, pelo bem ou o mal que fizeram. A palavra tribunal vem do grego “bema”, usado nas Olimpíadas antigas. Um juiz sentava-se na cadeira “bêmatos”, que ficava na linha final e determinava em que lugar os corredores tinham chegado – se em primeiro, segundo, terceiro lugar, etc.  para depois entregar os respetivos prêmios. Este é o contexto do Tribunal de Cristo. Paulo usa os termos das corridas para falar das obras que fazemos. 1 Co.9.24,25; Hb.12.12; Tm.4.6-8. Em Lc.14.12-14 no final diz…”a recompensa virá na ressurreição dos justos”. Entende-se então, que quando os justos ressuscitarem, que é a 1ª ressurreição, haverá esse tribunal, que é o Tribunal de Cristo, para receberem recompensas, pois é “bem aventurado” quem tem parte nessa ressurreição e quem participa então desse julgamento.. Ap.20.5,6.
  13. Quantos julgamentos haverão? Muitos cristãos acreditam que as Escrituras revelam três diferentes julgamentos que virão. O primeiro será o julgamento dos “bodes e ovelhas” ou  “julgamento das nações”, como visto em Mateus 25:31-36 que ocorrerá após o período da tribulação, e  servirá para determinar quem entrará no reino milenar. O segundo é um julgamento das obras dos crentes, que é o “Tribunal de Cristo” 2 Co. 5:10, no qual os cristãos receberão graus de recompensas por seus feitos ou serviços a Deus. O terceiro é o julgamento do “grande Trono Branco”, ao final do milênio Apocalipse 20:11-15 que é o julgamento dos incrédulos, onde serão julgados por suas obras  e lançados no lago de fogo. Outros cristãos creem que todos estes três julgamentos, são o mesmo julgamento final no “Grande Trono Branco” em Apocalipse 20:11-15 onde tanto crentes quanto incrédulos serão julgados juntos. Aqueles cujos nomes são achados no “livro da vida” serão julgados por suas obras para receberem galardões ou perderem; e aqueles cujos nomes não estiverem no “livro da vida” serão julgados por suas obras para receberem a punição no lago de fogo. As “ovelhas” (crentes) entram na vida eterna enquanto os “bodes” (incrédulos) são lançados na “punição eterna” Mt 25:46  Dn 7.9,10. Qualquer que seja a visão que tivermos dos julgamentos de Deus, três coisas são certas: 1- Que Jesus cristo será o juiz. 2- Que todos os incrédulos serão julgados por Cristo, e  castigados 3- Que todos crentes também serão julgados por Cristo, e serão recompensados de acordo com as obras que fizeram.
  14. Que tipo de coisas serão julgadas? 1 Co 9.16-27; Mt 28:18-20; Cl 3.23,24 como serviram a Cristo. Mt 12.36,37 como controlaram a língua. Rm 12.4-8 como exercitaram os dons. Tg 2.12-17 como supriram os necessitados. Lc 6.32-35 como amaram o próximo. E todo o tipo de pequenas coisas incluídas nisso, até o servir um copo de água fria a alguém. Mt 10.42.
  15. Que tipo de recompensas serão entregues? A Bíblia fala dos crentes recebendo coroas por diferentes coisas: Tg 1.12; Ap 2.10 coroa da vida. 2 Tm 4.8 coroa da justiça. 1 Pe 5.3-4 coroa da glória. 1 Co 9.25. coroa incorruptível. Isso não significa que sejam somente coroas para pôr na cabeça, mas o que elas representam: O cristão receberá Vida, Justiça, Glória e Incorruptibilidade pelo que fez em sua vida para Deus. Mt.25.20-23 receberá gozo, a alegria incomparável do Senhor.
  16. Porque Jesus ainda não voltou? 2 Pe.3.8-10 “Não se esqueçam disto, amados: para o Senhor um dia é como mil anos, e mil anos como um dia. O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Ao contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento…  Jesus ainda não voltou pois não quer que ninguém pereça, mas que todos se arrependam.”

Voltar para: estudos bíblicos