educação domiciliarO termo “homeschooling” pode ser traduzido como “ensino em casa”, ou “educação domiciliar” (como é chamado no Brasil).

Na prática, significa que a educação da criança (aprendizado das matérias e conteúdos) é feita em casa em vez da criança ir à escola.

O vídeo abaixo (do canal Homeschooling Brasil) explica muito bem o assunto, assista com calma:

Atualmente, no Brasil, ainda não existe uma legislação específica que legalize o homeschooling, mas também não existe uma proibição.

É bem possível que, a partir de 2019, com o novo governo, o homeschooling seja legalizado e passe a ser uma prática ainda mais popular.

Atualmente, a maioria dos adeptos ao homeschooling são pais cristãos que não querem ver seus filhos sendo influenciados por costumes impróprios.

O argumento é que a criança não possui maturidade suficiente para lidar com a pressão da turma em relação a algumas práticas e comportamentos que ferem os conceitos cristãos, o que acaba submetendo a criança a um stress que ela ainda não está preparada para enfrentar.

Outros pais praticam o homeschooling pelo fato deste ser mais eficiente do que o ensino escolar, afinal a criança em geral consegue aprender muito mais na modalidade de ensino doméstico.

Com a educação domiciliar, é possível fazer a criança ou o adolescente gostar do assunto (ter prazer em estudar), contextualizar os conceitos das matérias com a vida prática e realizar um acompanhamento de mais qualidade.

Em países desenvolvidos como Estados Unidos, Áustria, Canadá, França, entre outros, o homeschooling é legalizado e praticado por milhares de alunos.

Todo pai ou mãe devia ao menos considerar a possibilidade de educar seu filho em casa, pois os benefícios são muitos.

É bem provável que, em poucos anos, a quantidade de homeschoolers no Brasil aumente exponencialmente, dado a situação atual em que as escolas se encontram (mesmo no ensino privado, com mensalidades muito altas, a qualidade de ensino tem sido questionável).

Uma das maiores dúvidas atuais é que tipo de teste ou avaliação será feita com os alunos de homeschooling, para garantir que estes possuem o conhecimento relativo ao seu nível escolar. Essa provavelmente será uma das definições que deve vir com o novo governo do Brasil.

Atualmente, os alunos de educação domiciliar têm usado a prova do Enem para garantir sua formação de ensino médio e poder ingressar em uma universidade.

Estudar o assunto é de suma importância para quem se preocupa com a educação dos seus filhos.

Veja também: histórias infantis