searaA Bíblia nos mostra em Mt 9:35-37:

 “E percorria Jesus todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades. Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não tem pastor. E, então, se dirigiu a seus discípulos: A seara, na verdade, é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para sua seara.”

Jesus curava doenças e enfermidades. Há diferença!

Doença = ataca o físico. Mt 8:6-7 “Senhor, o meu criado jaz (deitado, prostrado) em casa, de cama, paralítico, sofrendo horrivelmente. Jesus lhe disse: Eu irei curá-lo.”

Enfermidade = é espiritual. Mt 12:22 “Então, lhe trouxeram um endemoninhado, cego e mudo; e ele o curou, passando o mudo a falar e a ver.”

Pode uma gripe ser espiritual? Sim. Como saber? 1 Co 12:10b “…a outro, discernimento de espíritos…

Seara = campo de cereais, extensão de terra cultivada.

Ex. de cereais : milho, arroz, trigo.

Rogar = orar, pedir, suplicar.

Jesus vê as multidões e tem compaixão!

E eu, como vejo as multidões? Como vejo as pessoas do meu bairro? Como vejo as pessoas da minha cidade? Para onde meus olhos estão olhando? Só tenho olhos para minha casa? Só tenho olhos para os meus problemas? Imagina que uma pessoa é um grão de milho jogado na rua. Ele vai germinar jogado na rua em uma calçada de cimento, ou em uma terra muito dura? Não, é preciso cavar uma terra boa, colocar um bom adubo, então ele terá condições de germinar e dar o fruto que é o milho. Cavar, colocar adubo, é semear a palavra de Deus nessa vida perdida que precisa ser plantada no reino de Deus onde ela vai crescer e gerar outras vidas!

Cantamos, pela fé, que somos os trabalhadores de Deus, trabalhamos na sua imensa seara. A seara é este mundo em que vivemos. Jesus diz para nós orarmos ao Senhor da seara, pedirmos ao Senhor da seara. Quem sabe tu não te vês como um trabalhador, mas tu és um grão que foi semeado e gerou fruto, portanto podes gerar mais fruto. Deus, o dono da seara, é nosso Pai, vamos falar com ele, vamos pedir a ele! Vamos abrir os nossos olhos não só para a nossa necessidade, vamos olhar em volta e pedir ao Pai para nos fazer um trabalhador seu! Que Ele nos ensine a adubar a terra com a sua palavra viva e gerar vidas par o seu reino.

Por Mauro Fraga

Confira também:

Voltar para: Pregação Cristã.