presença de DeusGn 17:1 diz que “quando atingiu Abrão a idade de noventa e nove anos, apareceu-lhe o SENHOR e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito.”

Aqui Deus revela a Abrão qual é o caminho da perfeição ! E, todo o que crê em Deus e está buscando conhecê-lo mais, também recebe esta verdade, ou seja, a perfeição está em andar na presença de Deus!

Mas o que é andar na presença de Deus?

Hoje aqui reunidos andamos na presença uns dos outros. Nas nossas casas andamos na presença de nossos familiares. Andar na presença de alguém implica em um tipo de comportamento. Não fazemos o que bem entendemos na presença uns dos outros, pois temos que respeitar o espaço de cada um.

Vejamos o Sl 139:1-12 “SENHOR, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. Esquadrinhas (examinas atentamente) o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos. Ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, SENHOR, já a conheces toda.

Tu me cercas por trás e por diante e sobre mim pões a mão. Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim: é sobremodo elevado, não o posso atingir. Para onde me ausentarei do teu Espírito ? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá. Se eu digo: as trevas, com efeito,me encobrirão,e a luz ao redor de mim se fará noite, até as próprias trevas não te serão escuras: as trevas e a luz são a mesma coisa.”

Ninguém se esconde de Deus, ninguém consegue fugir de sua presença, Ele está em toda a parte!

Vejamos Fp 4:6 “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.

Estar “diante de” é estar na “presença de”.

Quem anda, anda por um caminho. Quem anda na presença de Deus, anda no caminho de Deus.

Os caminhos de Deus, não são os nossos caminhos. Is 55:8 “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR

Vamos ler Jo 15:1-2 “Eu sou a videira verdadeira, e meu pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda.”

Deus cuida da videira que é Jesus, se estivermos na videira, Deus cuidará de nós também! O fruto vem pra quem está na videira, é na videira que há vida; eu não posso sair da videira e tentar fazer as coisas movido pelo meu jeito, pelas minhas emoções, pelo que eu acho que é justo como se eu fosse um galho que pode viver sozinho; porque o meu caminho não é o caminho de Deus; o meu caminho me leva ao stress, ao cansaço, a morte; se eu estou na videira eu tenho esperança, se eu pecar Deus me limpa e eu vou produzir mais fruto.

Vejamos Mc 5:25-34 “Aconteceu que certa mulher, que, havia doze anos, vinha sofrendo de uma hemorragia e muito padecera à mão de vários médicos, tendo despendido tudo quanto possuía, sem, contudo, nada aproveitar, antes, pelo contrário, indo a pior, tendo ouvido a fama de Jesus, vindo por trás dele, por entre a multidão, tocou-lhe a veste. Porque, dizia: Se eu apenas lhe tocar as vestes, ficarei curada. E logo se lhe estancou a hemorragia, e sentiu no corpo estar curada do seu flagelo. Jesus, reconhecendo imediatamente que dele saíra poder, virando-se no meio da multidão, perguntou: Quem me tocou nas vestes ? Responderam-lhe sues discípulos: Vês que a multidão te aperta e dizes: Quem me tocou? Ele, porém, olhava ao redor para ver quem fizera isto. Então, a mulher, atemorizada e tremendo, cônscia do que nela se operara, veio, prostrou-se diante dele e declarou-lhe toda a verdade. E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz e fica livre do teu mal.”

Jesus tinha poder, virtude do Espírito Santo para manifestar porque buscava a presença de Deus! Lc 6:12 “Naqueles dias, retirou-se para o monte, a fim de orar, e passou a noite orando a Deus.”

Jesus não passava a noite orando para recarregar baterias que iriam descarregar durante o dia, porque ele permanecia na presença de Deus em tudo o que fazia. A mulher que foi curada da hemorragia encontrou Jesus quando ele se deslocava para casa de Jairo afim de orar pela filha dele.

Onde Jesus passava multidões eram curadas, libertas de opressão demoníaca, milagres aconteciam, etc. Preciso aprender a ser como Jesus! Não posso começar o meu dia orando 5 min e depois sair sem o Senhor, deixando Ele fechado na minha casa; o meu tempo de oração é o momento em que dou mão para Ele e não solto mais, pois Ele vai conduzir o meu dia.

Preciso crer nisso. Não tenho que sentir a presença de Deus comigo. Ele está em mim, minha vida pertence a Ele. Então eu vou orar, vou dar a mão ao meu Senhor e vou trabalhar, vou arrumar a minha casa, vou cuidar dos meus filhos e do meu marido, vou cuidar dos meus filhos e da minha esposa, vou cuidar dos meus pais e dos meus irmãos, vou no supermercado, vou ao cinema, vou a escola e em todos os lugares onde eu passar a glória de deus vai se manifestar porque o Espírito de deus está em mim.

Lc 4:18-19 “O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para por em liberdade os oprimidos, e apregoar o ano aceitável do Senhor.”

Por Mauro Fraga

Veja também: