vencer o desanimoComo vencer o desânimo espiritual? A resposta está na Palavra de Deus:

Ef 6:12 “porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.”

Dt 25:17-19 “Lembra-te do que fez Amaleque no caminho, quando saías do Egito; como te veio ao encontro no caminho e te atacou na retaguarda todos os desfalecidos que iam após ti, quando estavas abatido e afadigado; e não temeu a Deus. Quando, pois, o SENHOR, teu Deus, te houver dado sossego de todos os teus inimigos em redor, na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá por herança, para a possuíres, apagarás a memória de Ameleque de debaixo do céu; não te esqueças.”

O desânimo nos deixa frágeis e sujeitos aos ataques traiçoeiros de satanás

2 Cr 15:4-7 “Mas, quando, na sua angústia, eles voltaram ao SENHOR, Deus de Israel, e o buscaram, foi por eles achado. Naqueles tempos, não havia paz nem para os que saíam nem para os que entravam, mas muitas perturbações sobre todos os habitantes daquelas terras. Porque nação contra nação e cidade contra cidade se despedaçavam, pois Deus os conturbou com toda sorte de angústia. Mas sede fortes, e não desfaleçam as vossas mãos, porque a vossa obra terá recompensa.”

Há promessa de vitória para o que busca o SENHOR

Lutar contra o desânimo tem a garantia da vitória:

Sl 34:18 “Perto está o SENHOR dos que tem o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido.”

Quebrantado = debilitado, abatido.

Oprimido = apertado, molestado, afligido.

O abatimento, a aflição, nos fazem necessitados. Só o SENHOR pode nos suprir; neste texto ele promete estar perto do necessitado.

Is 42:1-9 “Eis aqui o meu servo a quem sustenho; o meu escolhido, em quem a minha alma se compraz; pus sobre ele o meu Espírito, e ele promulgará o direito para os gentios. Não clamará, nem gritará, nem fará ouvir a sua voz na praça. Não esmagará a cana quebrada, nem apagará a torcida que fumega; em verdade, promulgará o direito. Não desanimará, nem se quebrará até que ponha na terra o direito; e as terras do mar aguardarão a sua doutrina. Assim diz Deus, o SENHOR, que criou os céus e os estendeu, formou a terra e a tudo quanto produz; que dá fôlego de vida ao povo que nela está e o espírito aos que andam nela. Eu, o SENHOR, te chamei em justiça, tomar-te-ei pela mão, e te guardarei, e te farei mediador da aliança com o povo e luz para os gentios; para abrires os olhos aos cegos, para tirares da prisão o cativo e do cárcere, os que jazem em trevas. Eu sou o SENHOR, este é o meu nome; a minha glória, pois, não a darei a outrem, nem a minha honra, às imagens de escultura. Eis que as primeiras predições já se cumpriram, e novas coisas eu vos anuncio; e, antes que sucedam, eu vo-las farei ouvir.”

Vers.3 na Linguagem de Hoje “Não esmagará um galho que está quebrado, nem apagará a luz que já está fraca. Com toda a dedicação, ele anunciará a minha vontade.”

O SENHOR nos escolheu e não quer que desanimemos até que se estabeleça o seu reino na terra.

2 Co 4:1;8;16

1 – “Pelo que, tendo este ministério, segundo a misericórdia que nos foi feita, não desfalecemos;”

8 – “Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados;”

16 – “Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia.”

2 Co 7:6 “Porém Deus, que conforta os abatidos, nos consolou com a chegada de Tito;”

Cl 3:21 “Pais, não irriteis os vossos filhos, para que não fiquem desanimados.”

Não sejamos nós a causa do desânimo dos nossos filhos!

1 Ts 5:14 “Exortamo-vos, também, irmãos, a que admoesteis os insubmissos, consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejais longânimos para com todos.”

O ânimo vem do SENHOR!

2 Cr 32:8 “Com ele está o braço de carne, mas conosco, o SENHOR, nosso Deus, para nos ajudar e para guerrear nossas guerras. O povo cobrou ânimo com as palavras de Ezequias, rei de Judá.”

Sl 27:14 “Espera pelo SENHOR, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo SENHOR.

Mc 10:49 “Parou Jesus e disse: Chamai-o. Chamaram, então, o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, ele te chama.”

Foi o SENHOR que nos chamou, devemos nos alegrar !

Jo 16:33 “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.”

Jesus foi o nosso modelo, é ele que nos anima a continuar lutando!

At 27:22,25,36

22-“Mas, já agora, vos aconselho bom ânimo, porque nenhuma vida se perderá de entre vós, mas somente o navio.”

25-“Portanto, senhores, tende bom ânimo ! Pois eu confio em Deus que sucederá do modo por que me foi dito.”

36-“Todos cobraram ânimo e se puseram também a comer.”

Repare que após a palavra de Deus, até os incrédulos se animaram!

Por Mauro Fraga

Veja também: