Ao saber que Jesus estava comendo na casa do fariseu, certa mulher daquela cidade, uma ‘pecadora’, trouxe um frasco de alabastro com perfume, e se colocou atrás de Jesus, a seus pés. Chorando, começou a lavar-lhe os pés com as suas lágrimas. Depois os enxugou com seus cabelos, beijou-os e os ungiu com o perfume. Ao ver isso, o fariseu que o havia convidado disse a si mesmo: “Se este homem fosse profeta, saberia quem nele está tocando e que tipo de mulher ela é: uma ‘pecadora’ “. Respondeu-lhe Jesus: “Simão, tenho algo a lhe dizer”. “Dize, Mestre”, disse ele. “Dois homens deviam a certo credor. Um lhe devia quinhentos denários e o outro, cinqüenta. Nenhum dos dois tinha com que lhe pagar, por isso perdoou a dívida a ambos. Qual deles o amará mais? “Simão respondeu: “Suponho que aquele a quem foi perdoada a dívida maior”. “Você julgou bem”, disse Jesus. Em seguida, virou-se para a mulher e disse a Simão: “Vê esta mulher? Entrei em sua casa, mas você não me deu água para lavar os pés; ela, porém, molhou os meus pés com as suas lágrimas e os enxugou com os seus cabelos. Você não me saudou com um beijo, mas esta mulher, desde que entrei aqui, não parou de beijar os meus pés. Você não ungiu a minha cabeça com óleo, mas ela derramou perfume nos meus pés. Portanto, eu lhe digo, os muitos pecados dela lhe foram perdoados, pelo que ela amou muito. Mas aquele a quem pouco foi perdoado, pouco ama”. Então Jesus disse a ela: “Seus pecados estão perdoados”. Os outros convidados começaram a perguntar: “Quem é este que até perdoa pecados? “Jesus disse à mulher: “Sua fé a salvou; vá em paz”.
Você já pensou na importância da compreensão no seu casamento? Será que vocês tem compreendido um ao outro e construído um relacionamento saudável? Faça essas pergunta ao seu interior e veja quais são as respostas.
Muitas pessoas idealizam o casamento de forma errada, fantasiando uma vida a dois que são se parece com a realidade. Por isso, se você está lendo isso e ainda não se casou, precisa ter em mente que o casamento não é só sobre filhos, intimidade ou a conquista de uma casa, mas se trata de relacionamento. Quando duas pessoas escolhem passar a vida juntas, isso é sobre se relacionar. É sobre viver todos os seus dias ao lado de alguém com quem você possui alguns elos, como: comunicação, compatibilidade, amor e compressão. Quando algum desses elos está frágil, todo o resto terá o risco de ceder.
Já falamos dos três primeiros elos em outros textos por aqui, e hoje daremos foco à compreensão, um elo negligenciado por muitas vezes. Mas, afinal, como podemos construir uma vida ao lado de alguém a quem não compreendemos ou que não nos compreende? É desta maneira que muitos casamentos chegam à ruína. Quando não há diálogo e compreensão em casa, alguém de fora irá se aproveitar dessa fragilidade para se mostrar compreensivo e este ciclo se repetirá incansavelmente.
Isso se deve ao fato de que todos querem ser compreendidos, mas não querem se colocar na posição de compreender. Para isso, é necessário sair do centro, da busca pelos seus próprios interesses e colocar a pessoa amada nesse lugar. É sobre ela que deve estar o foco, não sobre você.
Para entender o seu cônjuge, é preciso querer entendê-lo! Quando nos colocamos no lugar do outro, conseguimos compreender o que ele sente e deseja, mas, se você sente dificuldade de fazer isso, pode pedir a graça de Deus para te auxiliar neste processo. Quando Jesus foi surpreendido por uma pecadora que lavou seus pés, muitos os julgaram, mas a sua resposta foi “vê esta mulher?”. Ali Ele ensinou a compreender o outro!
Encontro Com a Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do Pastor Edson Bruno.
Ouça o áudio desta lição:
Para se inscrever nos cursos de forma gratuita, acesse o link www.encontrocomapalavra.net