…”Como vocês custam a entender e como demoram a crer em tudo o que os profetas falaram! E começando por Moisés e todos os profetas, explicou-lhes o que constava a respeito dele em todas as Escrituras. E disse-lhes: “Foi isso que eu lhes falei enquanto ainda estava com vocês: Era necessário que se cumprisse tudo o que a meu respeito estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”.
Então lhes abriu o entendimento, para que pudessem compreender as Escrituras.
E lhes disse: “Está escrito que o Cristo haveria de sofrer e ressuscitar dos mortos no terceiro dia, e que em seu nome seria pregado o arrependimento para perdão de pecados a todas as nações, começando por Jerusalém.
Como já vimos anteriormente, Jesus valorizava muito as escrituras. Tudo o que ele fazia e falava referenciava o que está escrito no antigo testamento, tornando a sua vida um reflexo vivo da palavra de Deus.
Em seus famosos diálogos com os fariseus e líderes religiosos da época, Ele sempre dizia “Está escrito…” ou “Vocês nunca leram?”, para lembrá-los não só do que, de fato, estava registrado nas escrituras, mas de seu verdadeiro significado.
Inclusive, em certa ocasião descrita em João 5:39-40, uma questão é levantada. Jesus estava discutindo com os religiosos e até mesmo os elogia pela dedicação em estudar e conhecer a palavra, mas imediatamente também aponta para uma falha preocupante: eles não a entendem. As escrituras testificavam quem Jesus era, mas os fariseus não criam n’Ele.
O que Jesus queria ensinar àqueles homens, com certeza, era sobre não olhar para as escrituras apenas como um livro histórico que arquiva fatos importantes sobre a origem das coisas. As escrituras são a palavra viva de Deus que falam sobre salvação e só podem ser compreendidas quando se confessa que tudo nelas converge para Jesus, sem excessão.
No início de seu ministério Jesus usou a passagem de Isaías 61 para deixar claro quem Ele era e qual era a sua missão, e assim se deu até a ressurreição, onde suas últimas palavras também falavam sobre o cumprimento do que está escrito. Cristo não só usava a palavra como base de seus discursos, como provava que ela era verdadeira através de sua própria vida.
Devemos confessar o mesmo valor que Jesus deu ao ensino e as escrituras. A palavra de Deus é uma fonte e inesgotável de sabedoria e revelação que não se encontra em nenhum outro lugar. Aplique-a de forma prática em sua vida, confesse que ela é a verdade e nunca se esqueça do que está escrito.
Assista a vídeo desta lição abaixo:
Ouça o áudio desta lição no link abaixo:
Encontro Com a Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do Pastor Edson Bruno.
Baixe o Material de Apoio da Lição
INSCREVA-SE NO ECAPPara se inscrever no cursos de forma gratuita, acesse o link www.encontrocomapalavra.net