Esboço de pregação sobre oração

pregação sobre oraçãoQuando cremos em Jesus como nosso Salvador e Senhor, nós entregamos nossas vidas a Ele. Agora, somos filhos de Deus, e por isso precisamos conhecê-lo melhor.

Como podemos conhecer a Deus? Conheceremos a Deus Pai quando conversarmos com Ele e lermos a Bíblia. A Bíblia conta tudo que precisamos saber sobre Deus. As coisas que Ele gosta e não gosta, o que deixa Ele triste ou alegre, porque nos criou, o quanto nos ama, etc.

O que é orar?

Orar é conversar com Deus. É contar para Ele TUDO que sentimos, TUDO que pensamos, o que acontece durante o dia e também pedir a sua ajuda quando precisamos, porque Ele se importa com o que acontece conosco.

Ele nos ama, e nada que façamos diminui Seu amor por nós.

  • O quanto Deus nos ama? Ele nos ama o máximo que alguém poderia amar; não pode aumentar nem diminuir. É por causa do Seu amor que podemos chegar sem medo para Ele e contar tudo que está em nosso coração.
  • Como sabemos que Deus nos ouve? Ele nos ouve porque é muito compreensivo e bondoso. Quando necessário, o Espírito Santo vai chamar nossa atenção para o que estiver errado porque precisamos aprender muitas coisas, mas Ele fará isso com muito amor! Sl.102.17
  • Deus rejeita algum tipo de oração? Sim, daquele que se afasta pra não ouvir a Palavra Pv.28.9  do orgulhoso Lc.18.9-14 do marido que não tem consideração com a mulher e não a trata com dignidade 1 Pe 3.7 do que ora sem fé Tg.1.5-7 do egoísta Tg.4.3
  • O que Deus espera em nossa oração?

O que Deus espera é que sejamos sinceros, mesmo porque, Ele sabe de tudo e não há como esconder alguma coisa Dele!

  • Mas se Ele sabe tudo para que contar, então?  Porque Ele deseja ouvir da nossa boca! Ele quer ter amizade conosco, ter comunhão, quer a nossa companhia. Ele também tem muitas coisas para nos contar, mas se não conversamos com Ele, como poderemos ouvir?
  • O que fazer quando uma oração não tem resposta? Primeiro, considerar para ver se é a vontade de Deus e se não é contra a Palavra. Se estiver dentro da Palavra, então continuar orando, isto é, perseverar até obter o resultado ou que Deus diga que não vai atender. Rm 12.2

Deus nos criou para ter uma família, não qualquer família, uma família que vive unida, cheia de amor e cuidado uns com os outros. Para isso, precisamos nos relacionar com Ele que é o Pai, e com nossos irmãos. Não há relacionamento sem estar junto, conversar e compartilhar. Por isso a oração é tão importante! É o modo de termos comunhão com Deus e ouvi-lo.

    • Que exemplos há na Bíblia, de pessoas que oravam? Moisés Ex 33:11,17; Daniel Dn 6.10 e 9:20-23; Ana, mãe de Samuel  1 Sm 1.10,17,18; Ana, a profetisa Lc 2.36,37; Cornélio At.10.1-4 e muitos outros. Suas histórias estão na Bíblia.
    • Jesus orava? Sim, ele sempre conversava com Deus Pai e devemos imitar o que Ele fazia. MT.14:23; Mc 1:35; Lc 6:12
  • Quando podemos falar com Deus? Podemos, a qualquer hora, falar com Deus, pois Ele está sempre pronto e ansioso para nos ouvir e ser nosso melhor amigo! 1 Ts 5.17 Lc 18.7,8

Que tal começar a colocar em prática a oração pelas pessoas com esse aplicativo de oração? Dê uma conferida!

Por Eliana Fraga

Confira também: estudo sobre oração

Conheça esse aplicativo de oração gratuito.

Voltar para: Pregação Cristã

Mais recentes

Ver todos

Mais acessados

Ver todos

Publicidade