Filhos perdidos

Ou, qual é a mulher que, possuindo dez dracmas e, perdendo uma delas, não acende uma candeia, varre a casa e procura atentamente, até encontrá-la?

E quando a encontra, reúne suas amigas e vizinhas e diz: ‘Alegrem-se comigo, pois encontrei minha moeda perdida’.

Eu lhes digo que, da mesma forma, há alegria na presença dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.

 

 —Lucas 15:8-10

No evangelho de Lucas, capítulo 15, Jesus conta três histórias sobre coisas perdidas. Uma ovelha, uma moeda e um filho. Essa foi a alegoria escolhida para retratar a Sua missão em relação aos perdidos. Jesus anseia por encontrá-los.

Ao contar essas parábolas, como já vimos anteriormente, Jesus se pôs estrategicamente entre dois círculos. Um se formava pelos publicanos e pecadores, que desejavam a redenção de seus pecados e transformação de vida, e o outro pelos líderes religiosos que se consideravam justos demais para concordar com o comportamento de Jesus.

Mesmo que eles não desejassem naturalmente, tudo o que Jesus falava era direcionado aos fariseus, localizados no círculo exterior. Cada palavra dita tinha um único propósito: cumprir a missão de Jesus na terra, libertando e restaurando a vida dos feridos, cegos espirituais, doentes… Mesmo que eles não admitissem a própria condição.

Ainda na parábola das coisas perdidas, Cristo fala sobre uma dracma. Acredita-se que essa moeda era uma das dez que o marido entregava à esposa, para que ela usasse na testa, simbolizando a sua fidelidade. Somente uma traição poderia fazer o número de dracmas reduzir.

Evidentemente, perder uma moeda sem ter sido infiel foi motivo de muito empenho na busca para encontrá-la. Com essa reflexão, Jesus tentava comunicar às pessoas do círculo externo que os pecadores que eles costumeiramente julgavam, na verdade, possuíam dificuldades em manter um relacionamento com Deus de fidelidade e santidade, mas mesmo assim não podiam ser rejeitados.

Era tudo sobre redenção. Nós pertencíamos a Deus, mas o pecado nos separou, foi então que, através de Jesus, nossa condição mudou: saímos de escravos desse mundo para filhos de Deus. O Senhor executou um plano para que pudesse nos comprar de volta, e o fez por alto preço.

Se você se sente como uma dracma perdida, saiba que Jesus se alegrar ao te encontrar como aquela mulher se alegrou ao encontrar a moeda. Ele dá valor a você! E se você já foi encontrado, entregue a sua vida à missão de Jesus buscar e salvar o perdido.

Assista a vídeo desta lição abaixo:

Ouça o áudio desta lição no link abaixo:

Encontro Com a Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do Pastor Edson Bruno.

Baixe o Material de Apoio da Lição

Material de Apoio

INSCREVA-SE NO ECAP
 

Para se inscrever no cursos de forma gratuita, acesse o link www.encontrocomapalavra.net

Estudos do ECAP – Encontro com a palavra

Mais recentes

Ver todos

Mais acessados

Ver todos

Publicidade