Nesse artigo iremos mostrar como foi a história de Raquel e Lia. Depois que Lia já havia dado vários filhos a Jacó, Raquel teve inveja de sua irmã. Então Raquel chamou a Jacó e disse:
– Me dê filhos, se não eu morro!
Jacó ficou muito irado com essas palavras e respondeu:
– Eu estou por acaso, no lugar de Deus para que te dê filhos?
Raquel fez a seguinte proposta:
– Coabita com a minha serva Bila, para que ela conceba e eu tenha um filho por meio dela.
Assim fez Jacó. Bila deu a luz a um menino que foi chamado “Dã” e outra vez concebeu Bila e deu a luz a um menino que foi chamado Naftali.
Lia ao ver essas coisas pediu para que Jacó se deitasse com sua serva Zilpa. Ele fez isso e Zilpa concebeu um menino que se chamou Gade. Zilpa também deu a luz a um segundo filho, que se chamou Aser.
As mandrágoras de Rúbem
Certo dia Rúbem achou algumas mandrágoras na colheita e Raquel o encontrou e pediu que ele lhe desse a planta. Quando Lia ficou sabendo disso foi procurar Raquel e disse:
É já pouco que hajas tomado o meu marido, tomarás também as mandrágoras do meu filho? Gênesis 30:15
Raquel disse que Lia poderia se deitar com Jacó naquela noite em troca da Mandrágoras. Lia concordou e depois de ter se deitado com Jacó, concebeu novamente e deu a luz um menino que se chamou Isaacar. Lia concebeu também mais uma vez, e deu a luz um sexto filho:
E disse Lia: Deus me deu uma boa dádiva; desta vez morará o meu marido comigo, porque lhe tenho dado seis filhos. E chamou-lhe Zebulom. Gênesis 30:20
Depois ainda teve uma filha que foi chamada de Diná.
Confira aqui a história completa.