Você tem a paz continua de Deus? Se não, você não vai se surpreender nem se decepcionar se não estiver cumprindo as condições de Deus. Em Filipenses 4 Paulo nos ensina doze condições para a paz de Deus: não se preocupar, orar a respeito de tudo, pensar em coisas boas, fazer o que é certo, ser agradecido, ser conhecido pela amabilidade, ser paciente, aceitar suas circunstâncias, olhar para o alto, alegrar-se Nele, valorizar a aprovação de Deus e descansar o seu coração e sua mente em Cristo.
“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus. Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.”
“Tu guardarás em perfeita paz aquele cujo propósito está firme, porque em ti confia.”
No capítulo 4 de Filipenses Paulo compartilha um conselho prático que é a receita da vida cristã, ele revela que a vida cristã está centrada na paz. Paulo estava falando sobre a paz de Deus, um estado no qual Deus pode nos manter se seguirmos algumas condições que Ele estabelece. Paulo então descreve doze condições para experimentarmos a paz de Deus em nossas vidas.
A primeira condição é que não devemos nos preocupar com coisa alguma. Mesmo estando na prisão, Paulo ainda consegue nos ensinar a não nos preocupar. O segundo é orar a respeito de tudo. Terceiro, pensar em coisas boas. Devemos controlar os nossos pensamentos em vez de deixá-los nos controlar. Em quarto lugar, Paulo incentiva os Filipenses a fazer tudo o que eles tinham aprendido com ele. Ele disse para eles fazerem o que sabiam e acreditavam ser o certo.
A quinta condição para a paz de Deus é não questionar o valor do bem que você faz. Nossas boas obras podem não ser recompensadas nessa vida, mas serão no céu. Em sexto lugar, seja grato. Paulo podia escolher entre lamentar a respeito do que ele não tinha ou agradecer a Deus pelo que ele tinha, como a comunhão com Cristo, uma escolha que nós podemos fazer também. Em sétimo lugar, seja gentil. Aceite as circunstâncias como vontade de Deus em vez de lutar contra elas traz paz.
A oitava condição para a paz de Deus é ser paciente, nós temos que aprender a esperar no Senhor. Em nono lugar, lembrar da proximidade do Senhor. O Senhor sempre está conosco, mesmo quando outros nos abandonam. Décimo, encontrar alegria em conhecer Cristo e crescer mais próximo dEle. A penúltima condição é buscar a aprovação de Deus ao invés da de outras pessoas. Em último lugar, descansar os nossos corações e mentes em Cristo, sabendo que Ele pode fazer aquilo que nós não podemos.
Encontro Com a Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do Pastor Edson Bruno.
Ouça o áudio da Lição 63 que fala sobre as cartas de Paulo.
Você pode iniciar o curso deste tema clicando no botão abaixo
Para se inscrever no cursos de forma gratuita, acesse o link www.encontrocomapalavra.net