O que você vai fazer com o que sabe?

E as coisas que me ouviu dizer na presença de muitas testemunhas, confie a homens fiéis que sejam também capazes de ensinar outros.

– 2 Timóteo 2:2

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.

– 2 Timóteo 3:16-17       

Eu já estou sendo derramado como uma oferta de bebida. Está próximo o tempo da minha partida. Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. Agora me está reserva a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda.

– 2 Timóteo 4:6-8

A Segunda Carta de Timóteo registra as últimas palavras de Paulo antes de ser executado por causa da sua fé em Cristo. No final do segundo capítulo ele instrui Timóteo e outros pastores como eles devem aconselhar ou ajudar aqueles que estavam vivendo o oposto do plano de Deus para as suas vidas. Essas pessoas não estavam permitindo que a verdade de Deus governasse suas vidas e estavam cativas do diabo. Jesus veio para nos libertar. Os pastores não conseguem libertar ninguém das mãos de Satanás, mas eles podem ser os agentes do Espírito Santo falando a verdade para eles e orando por eles. 

O texto central de 2 Timóteo é a passagem de  3:10-4:5. Paulo lembra Timóteo das coisas que ele sabia de Paulo. O versículo 2:2 afirma que Timóteo ouviu o ensino de Paulo junto com outras testemunhas. Paulo o exortou a instruir homens fiéis para que eles ensinassem outras pessoas. Paulo também exorta Timóteo a continuar aquilo que ele tinha aprendido e na pregação da Palavra.

Paulo disse a Timóteo que ele deveria tentar visitá-lo antes do inverno. Alguns estudiosos acreditam que ele tenha sido executado antes do que esperava e por isso Timóteo talvez não tenha conseguido ir a tempo de ver o seu pastor, seu pai espiritual e amigo antes dele ir ter com Jesus. Paulo escreveu que ele tinha combatido o bom combate, terminado a carreira e mantido a fé. Ele sabia que logo estaria com Jesus, que lhe daria uma coroa de justiça.

Assista o vídeo desta lição no vídeo abaixo:

Ouça o áudio desta lição no link abaixo:

Encontro Com a Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do Pastor Edson Bruno.

Baixe o Material de Apoio Utilizando os Links Abaixo

Guia do Professor

Caderno de Exercícios

INSCREVA-SE NO ECAP
 

Para se inscrever no cursos de forma gratuita, acesse o link www.encontrocomapalavra.net

Estudos do ECAP – Encontro com a palavra

Mais recentes

Ver todos

Mais acessados

Ver todos

Publicidade