Obras ou fé?

Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória; e todas as nações serão reunidas em sua presença, e ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas; e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos, à esquerda; então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo. Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me hospedastes; estava nu, e me vestistes; enfermo, e me visitastes; preso, e fostes ver-me. Então, perguntarão os justos: Senhor, quando foi que te vimos com fome e

te demos de beber? E quando te vimos forasteiro e te hospedamos? Ou nu e te vestimos? E quando te vimos enfermo ou preso e te fomos visitar? O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. 

Mateus 25:31-40

Dificilmente você viverá uma vida cristã sem gastar pelo menos um pouco de tempo pensando sobre julgamento, mas é muito possível e comum não gastar um minuto sequer pensando sobre quais são os valores de Cristo em relação a esse assunto.

Embora pensar em um julgamento final teológico, como um teste de múltipla escolha infindável, seja uma associação automática em nosso cérebro, podemos observar Jesus se posicionar de outra maneira. Seus olhos estavam voltados às pessoas feridas e à nossa compaixão acerca delas.

Cristo passa a maior parte de seu ministério ao lado dessas pessoas, entre elas as solitárias, doentes, famintas, sedentas, chamando de irmãs a todas que fizessem a vontade de Deus. No entanto, é preciso entender que, apesar a declaração de Jesus voltando a nossa atenção aos necessitados, a salvação não está conectada às ações sociais. Muito pelo contrário.

Não somos salvos por obras, mas, ao mesmo tempo, a nossa fé é exercitada em obras, porque somos salvos. Aqueles que olham para os tempos da reforma da Igreja, geralmente possuem a dúvida: a salvação vem pelas obras ou pela fé? E o intuito do diabo é nos levar aos extremos, abandonando o equilíbrio.

Em Mateus 25 e em 1 Coríntios 3, o julgamento é colocado como uma avaliação da vida dos crentes. De acordo com o que fizermos, seremos recompensados e reconhecidos pelo Senhor. Jesus avaliará os nossos corações e os que estiverem vazios, terão a fé invalidada.

Diante de tamanho ensinamento, qual é o valor que damos aos humildes, feridos e necessitados? Devemos voltar os nossos olhos para a atenção e compaixão que Jesus dedicou a cada um e exercitar esse valor inegociável, que é o amor.

Assista a vídeo desta lição abaixo:

Ouça o áudio desta lição no link abaixo:

Encontro Com a Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do Pastor Edson Bruno.

Baixe o Material de Apoio da Lição

Material de Apoio

INSCREVA-SE NO ECAP
 

Para se inscrever no cursos de forma gratuita, acesse o link www.encontrocomapalavra.net

Estudos do ECAP – Encontro com a palavra

Mais recentes

Ver todos

Mais acessados

Ver todos

Publicidade