“Com louvor e ações de graça, cantaram responsivamente ao Senhor: ‘Ele é bom; seu amor a Israel dura para sempre’. E todo o povo louvou ao Senhor em alta voz, pois haviam sido lançados os alicerces do templo do Senhor”
“Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre! Amém”
Os livros de Esdras e Neemias, assim como o Livro de Ester, são conhecidos como os “Livros Históricos Pós-Cativeiro”.
O cativeiro babilônico foi uma linha divisória na história hebraica. Na verdade, quando estudarmos os profetas mais tarde, descobriremos que os profetas são classificados como profetas pré-cativeiro, durante o cativeiro e póscativeiro.
Os livros de Esdras, Neemias e Ester registram o período da história que aconteceu depois que o cativeiro tinha terminado, período no qual os profetas pós-cativeiro escreveram, pregaram e morreram.
O retorno do cativeiro babilônico aconteceu em três fases. A primeira teve como propósito específico a reconstrução do Templo.
Logo depois que esse trabalho se iniciou, os que tinham retornado perderam um pouco o objetivo, devido à oposição e perseguição que enfrentaram, e por isso, a reconstrução foi interrompida até que os profetas Ageu e Zacarias insistiram com o povo para que terminassem a obra que tinham iniciado.
Mais tarde Esdras conduziu o segundo retorno. Esse brilhante sacerdote e escriba foi um grande mestre das Escrituras. O ministério de Esdras de reconstrução do Templo foi muito dinâmico.
Treze anos depois do retorno de Esdras, Neemias conduziu a terceira leva que retornou. O seu propósito foi reconstruir os muros ao redor da cidade de Jerusalém.
Os livros de Esdras e Neemias são muito semelhantes. Os dois ensinam princípios de Deus para liderar a Sua obra, da maneira que Ele quer.
Encontro Com a Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do Pastor Edson Bruno.
Assista o vídeo desta lição:
Ouça o áudio desta lição: