Você tem amado de verdade?

Jesus entrou em Jericó, e atravessava a cidade.

Havia ali um homem rico chamado Zaqueu, chefe dos publicanos.

Ele queria ver quem era Jesus, mas, sendo de pequena estatura, não o conseguia, por causa da multidão.

Assim, correu adiante e subiu numa figueira brava para vê-lo, pois Jesus ia passar por ali.

Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e lhe disse: “Zaqueu, desça depressa. Quero ficar em sua casa hoje”.

Então ele desceu rapidamente e o recebeu com alegria.

Todo o povo viu isso e começou a se queixar: “Ele se hospedou na casa de um ‘pecador’ “.

Mas Zaqueu levantou-se e disse ao Senhor: “Olha, Senhor! Estou dando a metade dos meus bens aos pobres; e se de alguém extorqui alguma coisa, devolverei quatro vezes mais”.

Jesus lhe disse: “Hoje houve salvação nesta casa! Porque este homem também é filho de Abraão.

Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido”.

Lucas 19:1-10

Estudando os valores de Cristo, aprendemos sobre o valor que Jesus dá a Si mesmo e também o valor que ele dá a pessoas como nós. Só Ele conseguiria nos entender e amar, apesar das nossas falhas. Jesus sempre valorizou os feridos e perdidos, essa era a sua missão.

 Certo dia, Jesus conheceu Zaqueu, um pecador publicano. Este homem era um judeu, mas cobrava impostos de outros judeus para entregar ao Império Romano, o que o fazia ser odiado pelo próprio povo. Mas Zaqueu, especialmente, não era só publicano, ele era chefe dos publicanos. E para cada imposto recolhido, uma parte era retida para si, o que os faziam ganhar muito dinheiro. Desta forma, os pobres não tinham a quem recorrer.

Por alguma razão este homem, o chefe dos publicanos, estava muito interessado pela passagem de Jesus por Jericó. Como sua estatura não permitia vê-lo através da multidão que seguia como em uma passeata, subiu em um árvore e então foi visto pelo próprio Jesus, que se convidou para visitar sua casa.

Mais uma vez Jesus irritou e confundiu os religiosos da época. Ao invés de gastar seu tempo visitando e dando atenção à autoridades e quem mais fosse relevante para a população, Ele escolheu passar um dia inteiro na casa de um ladrão. Essa atitude, certamente, foi muito difícil de ser compreendida.

O resultado de uma conversa que não foi registrada na bíblia, foi retratada como salvação para a casa de Zaqueu que, daquele momento em diante, havia escolhido abandonar a corrupção e restituir ao povo tudo o que tinha lhe roubado. Jesus estava ali por pessoas como aquele chefe dos publicanos, pecador, corrupto, mas que só precisava de alguém que pudesse buscá-lo e salvá-lo. 

Naquele dia o arrependimento visitou a casa de Zaqueu e a sua resposta a isso, foi desapegar de seus bens e da fortuna acumulada. O arrependimento tem um significado singular para cada pessoa, como vemos em tantos outros exemplos nas escrituras. No caso da mulher samaritana, imediatamente vemos ela começar um trabalho missionário, anunciando sobre seu encontro com Jesus. 

Podemos observar como, naturalmente, as pessoas não conseguem identificar e confessar os mesmos valores que Cristo. Passar seu único dia em Jericó com o chefe dos publicanos, aponta para o valor que Jesus dava aos feridos e perdidos. Confesse esse mesmo valor. Volte seu coração aos perdidos, as pessoas como Zaqueu. E, se você se identifica com Zaqueu, saiba que Jesus te valoriza e ama incondicionalmente. 

Assista a vídeo desta lição abaixo: 

Ouça o áudio desta lição no link abaixo:

Encontro Com a Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do Pastor Edson Bruno.

Baixe o Material de Apoio da Lição

Material de Apoio

INSCREVA-SE NO ECAP
 

Para se inscrever no cursos de forma gratuita, acesse o link www.encontrocomapalavra.net

Estudos do ECAP – Encontro com a palavra

Mais recentes

Ver todos

Mais acessados

Ver todos

Publicidade